Responsabilidade
Precisamos uns dos outros para evoluir, para isso o trabalho em equipa é fundamental. Tenha em atenção que as suas acções afectam todos ao seu redor e a academia. Seja responsável e pense bem nas consequências dos seus actos antes de tomar decisões.

Respeito e empatia
Numa equipa irão sempre existir diferentes opiniões sobre diferentes temas, é normal que as pessoas não concordem sempre a 100% entre si. No entanto, este factor não é desculpa para qualquer tipo de comportamento desrespeitoso. Todos temos as nossas frustrações mas jamais devemos deixar que essas frustrações se transformem em ataques ou agressões pessoais. Pessoas podem ter diferentes perspectivas, e isso pode ser valioso para encontrar novas ideias e soluções. Ser incapaz de entender o ponto de vista da outra pessoa não significa que a pessoa esteja errada. Não se esqueça que todos cometemos erros, e culpar uns aos outros não nos leva a lugar nenhum. O importante é que se resolva discordâncias e opiniões divergentes de forma construtiva.

Pontualidade
Chegar a horas não é apenas um sinal de respeito para com o responsável de aula e para os seus colegas de treino, mas também essencial para uma aula eficaz.

Mantenha a conversa focada no Jiu-Jitsu
O tatame é um local de treino e, embora brincadeiras e conversas sobre temas do dia-a-dia sejam normais, tentar abordar assuntos de carácter político, religioso ou outros temas delicados não é uma boa ideia. Respeite as pessoas a sua volta e entre no tatame para treinar e aprender jiu-jitsu.

Concentração
Esteja concentrado durante o treino. No final do treino haverá tempo para desfrutar da companhia dos seus colegas.

Mantenha o seu ego sob controle
Para assegurar o melhor ambiente de treino todos temos de ser capazes de perceber as capacidades e limitações do nosso colega de treino. Sempre que treinar mantenha o seu ego sob controle e seja humilde tanto na vitória como na derrota. Se for apanhado, “tap”, sorria, ajuste o seu kimono e tente novamente. Se apanhar alguém, respeite o “tap” do seu colega de treino, ajuste o seu kimono e tente novamente.

Perante uma situação em que seja apanhado numa “finalização” deve perceber quando chega ao ponto de parar e o seu colega de treino não deve agir como se a vida dependesse do sucesso ou insucesso da “finalização”. Se não souber o que está a fazer, páre. Persistir utilizando mais força não é a melhor ideia. Seja responsável por garantir a sua segurança e a segurança de todos que treinam consigo.

A luta técnica é uma ferramenta fundamental para aprender, não é competição. Esta regra não pode ser esquecida.

Higiene
A higiene desempenha um papel extremamente importante para manter a academia saudável. A higiene abrange tudo, desde “não pisar o tatame com os sapatos” até “lavar o kimono depois de cada aula” e lembre-se que a faixa não possui propriedades mágicas antibacterianas e por isso também deve ser lavada. É necessário cumprir estas regras constantemente. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial onde as pessoas interagem muito próximas umas das outras.

Tome banho antes de ir treinar, mantenha as unhas das mãos e dos pés devidamente cortadas e aparadas, escove os dentes para evitar o mau hálito.

Não venha treinar se estiver doente ou tiver infecções de pele.

Vista-se apropriadamente
O equipamento de treino deve ser devidamente adequado à aula (kimono ou sem kimono). Siga os padrões e regras de equipamento da academia. Apenas um equipamento devidamente limpo é aceitável para poder participar na aula.

Utilize sempre uma rashguard e uma lycra comprida por baixo do equipamento (kimono ou sem kimono). A utilização de roupa íntima adequada é de obrigação inegociável. Todos os tipos de jóias devem ser removidos antes do treino, pois podem causar lesões graves tanto a si como aos seus colegas de treino.